Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escola x Família

Isso é o que acontece quando Família e Escola andam juntos
Tenho muito me preocupado com a violência nas escolas, sei que sempre existiu, só que antes os meninos apenas colocavam barata na cadeira da professora, colocavam ovos, esse tipo de coisa que crianças na quela época adoravam fazer. Mas hoje esta tudo diferente, o aluno trocou as brincadeirinhas que faziam com os professores por armas. Ai eu fico pensando, quem está errando nessa história, sou eu educador, sou eu pai-mãe, sou eu governante ou sou eu educador? Infelizmente muitos jogam a peteca para o outro afim de sair "fora". Que problema, o que vamos fazer


Conversando com alguns amigos educadores eles me disseram: O problema é o sistema! Que sistema? Onde ele está? Como disse Viviane Mosé em uma palestra aqui em Russas, você educador é quem sabe como está a sua turma e até onde você pode chegar. Isso deve ser visto em primeiro lugar por todos que fazem a escola, assim tomando um norte da situação e podendo realizar uma avaliação e verificar como é a vida escolar dessas crianças. Nós adultos somos diferentes, imaginem crianças! É a partir daí que a escola conseguira fazer o seu trabalho e eliminar de vez a violência nas escolas. 

Mas Jackson e a Família? Esse é outro grande problema. Trabalho em uma escola que tem educação infantil a partir dos 2 anos de idade, essas crianças passam por um processo pra que sintam a escola como uma extensão de sua casa, um lugar de carinho e harmonia. O problema é que quando a criança chega em casa começa a conviver com os costumes implantados pelos pais, fazendo com que a criança esqueça das regrinhas trabalhadas em sala (respeitar os colegas), esqueçam do habito de higiene (jogar o lixo no lixo), esse tipo de atividade que é feita diariamente. A escola sempre deve buscar os pais para uma conversa amigável e colocar para os mesmos a rotina da criança na escola, claro que não vão fazer tudo que os professores fazem na escola, mas continuaram o processo de educar.


Isso é o que acontece quando Escola e Família se distanciam
A peça Fundamental para que nossas crianças cresçam e sejam saldáveis deve ter inicio em casa com termino na escola, só assim escola x família, conseguiremos mudar a realidade que se encontra dentro das salas de aula deste pais.



Um comentário:

  1. É verdade!! a relação entre escola e família sempre será bem vinda para a garantia do SUCESSO do aluno na escola! Belo texto!! Tancredo Lima!!

    ResponderExcluir