Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a campeã com enredo sobre Luiz Gonzaga

A Renascer e a Porto da Pedra foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A. A São Clemente, em 11º lugar, festejou o não rebaixamento
A agremiação desfilou o enredo dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão

Com um enredo em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a escola de samba Unidos da Tijuca superou as favoritas e conquistou pela terceira vez o título do Carnaval carioca. A agremiação do morro do Borel, da Zona Norte do Rio de Janeiro, a que mais gastou esse ano, cerca de R$ 10 milhões, somou 299,9 pontos e deixou para trás, pela ordem, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor, Grande Rio e Portela. As seis voltam à Sapucaí sábado, para o desfile das campeãs.

Os jurados foram implacáveis com a Renascer, estreante em 2012 no Grupo Especial, que demonstrou estar aquém da elite, e com a Porto da Pedra, do bizarro enredo do iogurte. Ambas foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A. A São Clemente, que fez um desfile surpreendente sobre espetáculos musicais e acabou em 11º lugar, festejou como se fosse a campeã o fato de não ter caído.

A Unidos da Tijuca é uma das escolas mais tradicionais do Rio. Ganhou seu primeiro campeonato em 1936. Amargou um hiato de 74 anos sem título, até nova vitória em 2010, já sob a coordenação do carnavalesco Paulo Barros. Se seu enredo era tradicional, os desfiles biográficos já renderam campeonatos a escolas como Beija-Flor e Mangueira, seu desenvolvimento, não.

Barros imaginou a coroação do Rei Luiz do Sertão, para a qual foram convidados Xuxa, Pelé, Roberto Carlos, a rainha Elizabeth e outros “monarcas”. Todos embarcaram numa “viagem arretada” pelo Nordeste que consagrou Gonzagão. Os destaques foram os carros que representavam os bonecos do escultor mestre Vitalino, perfeito até no cheiro de barro, e o da Asa Branca, em que pássaros-humanos faziam voo de movimentos perfeitos. Além da comissão de frente, cujos integrantes se transformavam em sanfonas.

A Tijuca chegou quase desacreditada à avenida: tudo porque Barros é conhecido pelos enredos abstratos. Foi campeão em 2010 com o desfile “É segredo!”, arrebatador, e não teria ficado satisfeito em falar de Gonzagão, segundo se comentava nos bastidores. Ontem, ele não acompanhou a apuração no Sambódromo, mas era esperado na quadra da escola, onde 10 mil pessoas já se aglomeravam no final da tarde.

O presidente da escola, Fernando Horta, fã de Gonzagão, foi parabenizado por Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, estado do homenageado, assim que saiu o resultado. (das agências de notícias)
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A escola teve 299,9 pontos, dos 300 possíveis e perdeu 0,1 no quesito alegorias e adereços. A agremiação, que homenageou este ano o rei do baião, Luiz Gonzaga, conquistou o seu terceiro título. Antes, também havia ganho nos anos de 1936 e em 2010.
Redação O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário