Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UFC em Russas...





A Universidade Federal do Ceará em Russas



Vim morar em Russas em 1988, final de década, mas começo de muitas descobertas, novas relações, início de experiências com teatro, movimento estudantil, partido político, sonhos só sonhos ou sonhos que o tempo precisaria encorpar em carne, em densidade possível de existir. Tempo deviver. Viver mais intensamente. Leituras, conversas com amigos, rock,mpb, bebidas, garotas, madrugadas calmas em que podíamos passear por todos os lugares sem a preocupação de sermos assaltados ou até mortos; enfim, a vida de interior sem as tranqueiras urbanas que chegam com o tempo e o tipo de progresso que desenvolvemos. Então, para mim não houve choque, mas uma continuidade de vida, continuidade de ritmo de vida, a minha, a vida de um adolescente jaguaribano nascido em Morada Nova, crescido em Limoeiro do Norte e vindo para esta terra.

E lá se vão anos e anos. Mas não estou aqui para um diário, pois há já muitos na www. O fato é que fui me tornando um tanto russano e agora tudo me vem à lembrança. Mas do que eu ia falar mesmo? Da luta por um campus universitário.


Pois é! Desde que vim morar aqui e me tornar russano ― processo que leva a maturação de um ser, um ser dado a um lugar ― passei a compartilhar de uma falta que todas as pessoas russanas têm: cadê a nossa universidade? Sempre quis isso por aqui, pensei e senti junto do povo de cá sobre o assunto. Parece que há agora um rumo, algo mais concreto, fruto da luta de uns tantos com outros e outros, luta que se vai agigantando até assumir uma força desaguadora e resolvedora, uma vitória no final das contas.


Parabéns à Casa dos Amigos de Russas - CARUS e a todo o povo russano pela luta que estão emprendendo para que Russas tenha uma campus da Universidade Federal do Ceará – UFC! Parabéns aos não-russanos que têm apoiado esse movimento, essa caminhada! Não desanimemos, não esmoreçamos, não deixemos de acreditar e insistir até podermos passear juntos em cada lugar dentro do futuro campus universitário do povo russano. Saibamos ainda que a instituição beneficiará o Vale do Jaguaribe como um todo, a propósito do que já acontece com a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE em Limoeiro do Norte.


Desejo mais que nunca um lugar de criatividade e oportunidade, especialmente para a nossa juventude, lembrando aqui daquele jovem do começo dessa conversa. Precisamos dar aos outros a oportunidade que não tivemos. Aos outros do presente e às gerações futuras, herdeiras que sejam ― e assim seja ― mais de amor e paz que de cercas embandeiradas que separam quintais[1]


Eu, um moradanovense limoeirense russano, um dos habitantes do País do Jaguaribe (no dizer do poeta Luciano Maia), eu, convosco, pessoas de bem, eu também quero um campus da Universidade Federal do Ceará em Russas.



Webston Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário