Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal 2010


Publicado no Sábado, dia 25 de Dezembro de 2010, por Padre Manuel Carlos



Os portugueses chegam cansados e sem esperança ao final deste ano. Desde 2008 que as notícias prenunciadoras de crise não esmorecem, quais nuvens negras ameaçadoras de tempestades sempre mais próximas.
O Natal chega todos os anos na mesma altura. Mas há alturas em que, mercê do cansaço e da falta de esperança, o Natal é mais Natal, mais puro e maduro, mais luz porque mais pobre.
Os cristãos são cidadãos privilegiados neste tempo porque, experimentando com e como os outros as consequências das trevas que a humanidade cria a si própria como “dano colateral” e maior da ganância, são educados a viver na fé na esperança e guiados pelo próprio Espírito até um mundo novo, que surge sempre que o homem (cada homem!) se abre à luz que vem de Deus.
O empobrecimento colectivo a que os portugueses são constrangidos agora e para os próximos anos, se para a maioria das pessoas tem sabor semelhante a uma dieta obrigatória, para aqueles que sempre estiveram nos escalões mais baixos da sociedade revela-se desumano e desesperante.
É eticamente inqualificável “lavar as mãos” perante o processo em curso: o empobrecimento dos pobres.
Por isso se espera que este Natal seja uma ocasião para que aqueles a quem foi dado o “dom da sabedoria e da ciência” se disponibilizem e apresentem à chamada para ser condutores dum povo que almeja e necessita novos horizontes de realização humana.
O povo que andava nas trevas encontrou uma grande luz. Os magos do oriente foram guiados por uma estrela. E nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário