Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sábado, 25 de dezembro de 2010

Conselhos Superiores aprovam homenagens e adesão a Mestrado a distância

Na última reunião do ano, nesta quinta-feira (23), o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovaram a adesão da UFC ao curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Trata-se do primeiro do País na modalidade semipresencial. Também foi aprovada a concessão da Medalha do Mérito Educacional da UFC a dois gestores do Ministério da Saúde: o Prof. Francisco Eduardo de Campos, Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, e a Profª. Ana Estela Haddad, Diretora de Gestão da Educação na Saúde. O Reitor Jesualdo Farias registrou ainda agradecimento especial ao Governo do Estado do Ceará, pelo apoio que vem dando à UFC.

A proposta de participação da UFC no Curso de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional foi encaminhada ao Conselho pelo Departamento de Matemática da Instituição, atendendo a convite de adesão feito pela Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em apoio à Sociedade Brasileira de Matemática, proponente do curso.

O Mestrado é inédito por ter abrangência nacional e ser semipresencial. Objetiva formar profissionais, em nível de pós-graduação, para aprimorar o ensino da Matemática na escola básica. Envolve 21 instituições de Ensino Superior e terá a duração máxima de 36 meses, com total de 80 créditos em disciplinas e mais 8 créditos de dissertação. A previsão é que sejam ofertadas mil vagas a cada ano.

Já a proposta de concessão da Medalha do Mérito Educacional da UFC aos gestores do Ministério da Saúde foi encaminhada pelo Conselho Departamental da Faculdade de Medicina. Fundamenta-se no trabalho desenvolvido pelos dois educadores frente à Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e à Diretoria de Gestão da Educação na Saúde, respectivamente, desde quando assumiram suas funções, em 2005.

Para o relator da proposta, Prof. Luciano Bezerra Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina, a UFC, única instituição de Ensino Superior que participa de todos os programas e projetos do Ministério da Saúde desenvolvidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, "cometeria grave omissão se não fizesse uso dessa prerrogativa institucional de premiar o mérito, evidenciado no trabalho de excepcional qualidade e relevância desenvolvido pelos professores Francisco Eduardo de Campos e Ana Estela Haddad".

Com relação ao apoio dado pelo Governo do Estado à UFC, o Reitor Jesualdo Farias destacou que o agradecimento ao Governador Cid Gomes teve aprovação tanto do Consuni como do CEPE.

Segundo o Reitor, o Governador Cid Gomes muito colaborou no projeto de expansão da Universidade para o interior, bem como na conquista de recursos extraorçamentários através de emendas de bancada. "Na primeira etapa do Governo Cid, os parlamentares encaminharam as verbas para o Governo, que sempre destinou parte delas para a UFC", disse o Prof. Jesualdo. Ressaltou que também foi registrado agradecimento à bancada cearense pelo empenho na aprovação das emendas e liberação dos recursos.

Ainda na relação de agradecimentos, o CEPE e o Consuni destacaram o trabalho de parceria da UFC com o Governo Estadual, através da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Educação Básica (Seduc).

Fonte: Secretaria dos Conselhos Superiores - (fone: 85 3366 7340)

Nenhum comentário:

Postar um comentário