Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz 2011!

Amigos de Russas e amigos de outras paragens!


É chegado o fim de 2010, ano em que comecei a empreitada aqui nesse espaço Caminhante do Sol – agostinhas veredas versejadas, um espaço para a publicação dos meus escritos, muitos deles aprontados e guardados há anos, palavras que busquei para falar o que sinto e penso sobre a minha história de vida, sobre a minha terra Malhadinha, chão particular dentro da minha terra maior, o município de Russas, esta, por sua vez, dentro das terras jaguaribanas, nosso berço geográfico-sentimental, nossa matriz guardadora das nossas tantas histórias.

Agradeço o apoio de todas as pessoas que me incentivaram e não citarei nomes para não correr o risco de esquecer alguém e cometer uma injustiça, o que me deixaria muito triste. Continuarei postando em 2011 e continuaremos juntos, trocando idéias e fortalecendo nossas verdadeiras amizades. Continuaremos, especificamente, acreditando e fortalecendo a luta do povo russano em favor da construção de um campus universitário da UFC em Russas. Peço a cada russano que entre nessa luta para que amanhã não mais precisemos empreendê-la novamente. Contate a CARUS e se informe: casarussas@bol.com.br.

Feliz Natal e Feliz 2011 a todas as pessoas amigas, sejam de Russas ou de onde quer que sejam, pois o espírito fundamental é o da fraternidade e da solidariedade!

Deixo aqui uns escritos para finalizar esse 2010.




Sonetilho ao amigo Nelzito Matoso (um meu mecenas)



Caro Nelzito Matoso,
Tu não foges dos teus tratos:
Que livro maravilhoso:
Ceará – Homens e Fatos.


És um russano bondoso,
Um dos amigos sensatos.
Com teu espírito amistoso
Tu concretizas teus atos.

És amigo do poeta,
Essa figura discreta
Que canta com todo alinho.

Vários livros tu me deste.
O teu espírito se veste
De respeito e de carinho..






RUSSAS, MINHA TERRA


Cantarei minha terra como bardo
Este berço modesto e conhecido
Foi aqui que Dom Lino foi nascido
O seu filho mais puro e felizardo

Na memória este nome ainda eu guardo
Por ser ele bastante concorrido
Foi por certo o rebento mais querido
Na história de Russas São Bernardo

Esse vulto Dom Lino Deodato
Tirou Russas do grande anonimato
Para infiltrá-la nos meios sociais

Nessa linda cidade de Dom Lino
Eu passei o meu tempo de menino
Pesquisando seus velhos ancestrais









OS TRAÇOS DE JESUS



Jesus Cristo era asiático
Tinha seu corpo moreno
Verdadeiro nazareno
Um rebento carismático
Nunca fora catedrático
Como pensa a religião
Não buscara projeção
Mas seu conceito faz jus
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão.


Esse profeta comum
Foi criança carismática
De descendência asiática
Despido de bens nenhum
Pregava em Cafarnaum
Para vasta multidão
Porém a incompreensão
Criou tremendos tabus
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão


Natural de Nazaré
Filho de um bom carpinteiro
O mais puro mensageiro
No cumprimento da fé
Para Sabê-lo quem é
Precisa compreensão
Prezá-lo de coração
Como a ciência traduz
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão


Essa figura plebéia
Humildemente nasceu
Porém depois que cresceu
Conhecera toda a Judéia
Percorrera a Galiléia
Seu berço de coração
Pregando com emoção
Verdade, caminho e luz
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão.


No meu gênero prosaico
Eu pude mostrar quem é
O Jesus de Nazaré
Intérprete do aramaico
Esse pensador arcaico
Hoje não tem distinção
Porém a corrupção
Ao mundo podre seduz
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão.


De Cristo o grande evangélico
Eu já falei de verdade
Mostrei com sinceridade
O seu sentimento célico
Sem o disparate bélico
Dominava a multidão
Andava como João
Pés descalços ombros nus
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão.


Cristo com muita humildade
Percorrera a Palestina
Pregando a fiel doutrina
Que consagra a humanidade
Despido de falsidade
Vivera como João
Explicando a salvação
Com seu espírito de luz
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão


Doutrinador complacente
Um verdadeiro evangélico
Que no mandamento célico
Sempre fora coerente
Conquistara o mais carente
Com tamanha gratidão
Nunca fizera exclusão
Como os devotos da cruz
A palavra de Jesus
Não pode cair no chão.






Antônio Agostinho Santiago - Russas-Ce ... dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário