Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RIO DE JANEIRO "AVALANCHE TROPICAL"

O governador Sérgio Cabral disse que vai liberar 30 milhões de reais para as áreas afetadas e pediu ao governo federal mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida para priorizar moradores de áreas de risco.

"Recursos não são problema. Neste momento temos duas tarefas fundamentais: resgatar os corpos e dar dignidade aos vivos", disse ele a jornalistas. "Ainda há corpos soterrados e pessoas desaparecidas. Não será um trabalho fácil nem rápido, mas vamos enfrentar", disse o governador que classificou o desastre de "avalanche tropical".

Estimativas das prefeituras locais apontam que a reconstrução vai custar cerca de 2 bilhões de reais e levará ao menos dois anos.

Cabral pediu, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que as novas unidades do Minha Casa, Minha Vida no Estado tenham como destino prioritário às famílias que moram em áreas de risco, como algumas que morreram no temporal na região serrana.

"O prefeito Eduardo Paes e eu pedimos que o programa Minha Casa, Minha Vida nas cidades afetadas tenha uma vinculação direta com as moradias em áreas de risco", disse Cabral.

"Hoje, 50 por cento do cadastro é feito pelo município, e 50 por cento dos beneficiados vêm através de sorteio. Ele (Paes) sugeriu que nas áreas de risco sejam 100 por cento", acrescentou o governador.

À noite, voltou a chover em Nova Friburgo nesta segunda. Nos próximos dias, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é alta a probabilidade de chover em Nova Friburgo e Teresópolis, as duas cidades mais afetadas pela tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário