Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sábado, 11 de junho de 2011

Professor, redentor do Brasil?




Há algum tempo que eu venho pensando como está a educação do nosso país, tenho me preocupado muito pois as reprovações são grandiosas. Mas o que nós estamos fazendo em sala de aula? Será que todo esforço já não vale mais nada? Muitos já falaram que a culpa é do professor, mas eu como um educador possa afirmar que a culpa não é de todos que ensinam, a culpa é do sistema que já está falido e ninguém vê, a culpa é daqueles educadores que já se cansaram de tentar e não vê apoio para continuar sua jornada que muitas vezes são três horários para garantir um melhor salário. Algumas pessoas já me falaram que a culpa é da família, mas outros dizem que não. E ai de quem é a culpa mesmo? Ninguém quer afirmar? Vai continuar essa bola de neve que só cresce e com ela os problemas do aprendizado também?
Um dia desses uma educadora disse pra mim que a escola pública já tinha dado no que era pra ser dado, e ai eu fiquei confuso, pensei logo, e como vai ficar o nosso país, as profissões? O caos conseqüente mente iria aparecer envolta da falta de emprego, pessoas morreriam por falta de assistência medica. Mas ainda te pergunto de quem é a culpa? Alguém vai ter que aparecer.
Estou na educação há nove anos, comecei na minha casa com reforço e com tempo as substituições e logo após a minha primeira sala de aula, mas desde esses meu nove anos na educação que eu venho observando a cada ano o distanciamento da família, não estou dizendo que ela seja o principal problema, mas que ela é uma das principais peças para que a escola possa alcançar seus objetivos, um exemplo eu deixo aqui, trabalho em uma escola particular e uma escola pública, da mesma forma que eu trabalho em uma eu trabalho na outra, talvez trabalhe melhor na rede pública, mas mesmo assim só conseguimos ver os resultados rapidamente na escola particular. Mas agora me diga o que em de diferente? Sim, a família, que está presente na rede particular de ensino, pois os mesmos diretamente tiram dinheiro dos seus bolsos, já na rede pública onde o aluno recebe livro, alimentação, um espaço harmonioso e que indiretamente é pago com o dinheiro dos impostos daquela família eles não fazem questão de cobrar.
Como disse meu amigo Rouchester em um dos seus textos lidos no encerramento do Projeto Robótica Livre, de ponta só aponta do Giz!
prof. Jackson

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Curso de Robótica Livre


Professores constroem robôs

A secretaria de Educação do Município de Russas, disponibilizou para os professores de ciências o curso de Robótica Livre, com o intuito de melhorar a pratica pedagógica e estimular os educandos na busca por novos conhecimentos. Esse Curso teve duração de 10 (dez) dias, divididos em duas semanas, a teórica e a pratica, essa semana de 06/06 à 10/06 de 2011 os professores estão na parte pratica do curso, trabalhando com muito entusiasmos nas grandes invenções que serão apresentada ao público nessa sexta-feira (10/06) no CVT de Russas - Ceará.

Matemática - Problemas Matemáticos

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

1- Dados os quadros abaixo, complete com números para obter soma 50 no primeiro quadro e 100 no segundo, em qualquer uma das linhas ou das colunas:









Nadine e Natália resolveram fazer uma viagem para conhecer algumas cidades do estado de Minas Gerais. Saíram de Belo Horizonte e fizeram o roteiro a seguir:

Belo Horizonte- Uberlândia=556 km
Uberlândia – Uberaba= 113 km
Uberaba – Juiz de Fora= 736 km
Juiz de Fora – Belo Horizonte= 278km

a) Quantos quilômetros elas percorreram nessa viagem?




b) Quantos quilômetros foram percorridos de Belo Horizonte até Uberaba?




c) E de Uberaba até Belo Horizonte, passando por Juiz de Fora?



2- No verão aqui no Brasil, o clima é bastante quente e as sorveterias vendem muitos picolés. Veja quantos picolés a sorveteria Pólo Norte vendeu em apenas uma semana:

Domingo 230
Segunda-feira 80
Terça-feira 69
Quarta-feira 93
Quinta-feira 77
Sexta-feira 112
Sábado 210

a) Considerando o sábado e o domingo juntos, calcule quantos sorvetes foram vendidos:





b) Adicione as quantidades de sorvetes vendidas de segunda a quarta-feira:





c)Considerando a semana inteira, quantos sorvetes foram vendidos?






d)Qual o dia em que houve a menor venda?

3- Observe o quadro com a data de algumas invenções e complete a coluna “Tempo de existência”:

Nome da invenção
Ano
Tempo de existência

Patins 1863
Pijama 1910
Bicicleta 1791
Videocassete 1970
Botões (de roupa) 1200
Zíper 1891
Panetone 1395
Sundae (sorvete) 1890

a) Qual é a invenção mais antiga?___________________

b) O panetone foi inventado quantos anos antes do sundae?_____________________________________

c) Os patins foram inventados quantos anos depois da bicicleta?____________________

d) qual a invenção mais recente e há quantos anos foi criada?______________

e) Qual a invenção que mais se aproxima do ano em que você nasceu?_____________________

f) Que outros objetos e aparelhos você acha importante para a vida das pessoas?

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

4- O professor Renato pediu que 3 crianças resolvessem algumas subtrações no quadro:


Clarissa

Rafael
Joana
1475 – 265 =








304 – 189 = 306101 – 237594=

a) Resolva você também e anote os resultados:


Clarissa
Rafael
Joana



a)Dos números abaixo, qual mais se aproxima do resultado encontrado por Rafael?
( )100 ( )150 ( )300

b) Qual mais se aproxima do resultado encontrado por Joana?
( )500000 ( )60000 ( )70000

c) Qual foi o menor resultado encontrado e quem resolveu essa operação?

______________________________________________

5- Para a festa da Páscoa de uma escola,a secretária comprou uma caixa com 500 copos descartáveis, mas apenas 428 foram usados. Quantos copos restaram na caixa?







Resposta:______________________________________

6- Num campeonato de videogame, Priscilla fez 1554 pontos e Denise,1340 pontos. Quantos pontos Priscilla fez a mais que Denise?







Resposta:______________________________________

7- O percurso total da maratona é de aproximadamente 42500 metros. O atleta representante do Brasil, em uma maratona, já correu 32110 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?






Resposta:______________________________________

Exercício de inglês - Artigos definidos e indefinidos

Artigos definidos e indefinidos em inglês
Articles: A/AN/THE

As palavras um ou uma com sentido de artigos (antes de substantivos, antes de nomes de objetos ou outras coisas), são correspondentes às palavras a e an em inglês. Mas há uma coisa importante:
Em inglês, os artigos não têm gênero. Aqui dizemos um, uma, e uns ou umas quando nos referimos ao plural. Em inglês é uma mesma palavra para ambos os gêneros, ou ambos os "sexos" (para ficar mais fácil de entender).
A diferença entre a e an é que an, com N, é usado antes de palavras que começam com sons* devogais. E a, sem N, é usado antes de palavras que começam com sons de consoantes. É uma questão de melhor pronúncia, não vem ser necessariamente uma "frescura". Assim como no português temos a regra de colocar sempre M antes de P ou B. Se você estudar com calma a pronúncia de AM / EM / IM / OM / UM, verá que é diferente de AN / EN / IN / ON / UM. E isso fica muito claro quando soltamos os sons de P ou B. Ao terminar um M nossa boca fecha, e com N fica um pouco aberta. Bem, mas isso não vem ao caso agora:
Exemplos em inglês:
a dog = um cachorro
an elephant = um elefante
a girl = uma garota, uma menina
an artist = um artista (homem), ou uma artista (mulher)

No inglês deu para perceber que não podemos identificar o sexo apenas com essas informações, dependerá do contexto da frase ou de informações anteriores. Nesse sentido acho o português melhor, pois "deixa as coisas mais claras": ou é homem ou mulher, macho ou fêmea.
E outra coisa: o artigo indefinido a ou an não é usado antes de substantivos no plural. Ou seja, se aqui dizemos "os cachorros", em inglês ficaria apenas "dogs", sem o artigo antes do substantivo.
a dog = um cachorro
dogs = alguns cachorros, uns cachorros (mais de um)
Um ou uma, uns ou umas são artigos indefinidos: eles não definem especificamente o substantivo. Um cachorro pode ser qualquer cachorro. A dog pode ser qualquer cachorro (americano ou inglês, à sua escolha, rs).
Já o artigo the é o artigo definido em inglês, e é único. Ele é usado no lugar dos nossos o, a, os ou as.
the sky = o céu
the Sun = o sol
the Earth = a Terra
the clouds = as nuvens
the stars = as estrelas
Em português o artigo definido varia em gênero e número, variando para masculino (O), feminino (A), masculino plural (OS) e feminino plural (AS). Em inglês será sempre THE, independente do sexo, gênero (no caso de objetos ou seres que não têm sexo) e número.
Resumão:
- Use a antes de nomes que começam com consoante.
- Use an antes de nomes que começam com vogal.
- Não use a nem an antes de palavras no plural.
- Use the antes de nomes masculinos ou femininos, no singular ou plural.
* Atualização: Conforme um amigo lembrou (Roberto), an é usado antes de sons de vogais, não necessariamente letras físicas vogais ("físicas" numa analogia com hardware e software, rs: hardware = a letra, o grafema, o que você vê; e software = o fonema, o som, o que você percebe funcionar, o que é pronunciado). Algumas palavras que começam com vogais levam a na frente porque o som delas é de consoante. Um caso em que ocorre seria, por exemplo, a university, que apesar de começar com U, tem som de You.. no começo. Diferenciar a pronúncia ou dar mais exemplos não seria o objetivo desse artigo por enquanto.

EXERCÍCIO

1- Complete as palavras com os artigos A ou NA.
____ dog
____ elephant
____ girl
____ artist

2- Complete as frases com os artigos A ou AN e traduza as frases.

I am _______ teacher.
__________________________________________________________________
You are ______ artist.
__________________________________________________________________
I am _______ student.
__________________________________________________________________
You are _____ office- boy.
__________________________________________________________________
Are you ______secretary?
__________________________________________________________________
I am _______ english boy.
__________________________________________________________________
I am American ______ girl.
__________________________________________________________________

3- Complete as palavras com o artigo THE e traduza as palavras.
___ sky ______________________________________
___ Sun ______________________________________
___ Earth _____________________________________
___ clouds ____________________________________
___ stars _____________________________________

O sucesso depende de você! Prof. Jackson

domingo, 5 de junho de 2011

Bancada federal apoia instalação de campus da UFC em Russas



Por: Luciano Augusto

Senadores e deputados federais cearenses assinaram abaixo-assinado de apoio à instalação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, no Vale do Jaguaribe. O projeto de indicação foi apresentado pelo deputado federal Antonio Balhmann (PSB-CE).

Para Balhmann, o desenvolvimento econômico vivido pela Região do Baixo Jaguaribe gera uma demanda por educação de nível superior. Uma vez instalado, o campus da UFC beneficiaria dez municípios da Região, um total de 300 mil habitantes.



Segundo ele, a Prefeitura Municipal de Russas oferece em contrapartida a doação de um terreno de 52 hectares para instalação do campus da UFC.

Trabalhando Gêneros

LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:




O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação. O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais. MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993.

1) A partir da leitura do texto, podemos dizer que ele é do gênero:

( ) instrucional ( ) guia turístico ( ) enciclopédia ( ) dicionário

2) De acordo com o texto, O bicho-pau se parece com:

( ) florzinha seca. ( ) folhinha verde. ( ) galhinho seco. ( ) raminho de planta.

3) Que nome recebe os truques que os animais fazem para adaptar aos lugares?
_______________________________________________________________________________________

4) "Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?!" A palavra em destaque ele, se refere a quem?

( )ao bicho ( ) ao galho

Feias, sujas e imbatíveis

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas. Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.5)

5) O texto acima é do gênero:

( ) poético ( )narrativo/informativo ( )narrativo/descritivo ( )instrucional

6) No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de:

( ) apresentar. ( ) avisar.( ) desafiar.( ) questionar.


Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo. — Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela. — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé. MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.1. p. 76.

7) Podemos dizer que o texto possui gênero:

( ) poético ( )instrucional ( )humorístico ( )dicionário

8) Há traço de humor no trecho:

( ) “Era uma vez um menino triste, magro”.

( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.

( ) “quando passou um vigário”.

( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

9) O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo: “Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você é DEZ!!!

Interpretação de Texto e estudo do Gênero

ERA UMA VEZ UMA BRUXA

Era uma vez uma bruxa chamada Hildegarda Espinhenta da Cruzes Tortas Chulezenta da Silva. Seu nome era do tamanho de um ônibus, mas seu apelido era pequenininho: Meleca.
A bruxa morava numa cabana no meio da floresta.
A cabana era linda, cheia de morcegos, teias de aranha, aranhas e ratos.
Mas a bruxa não agüentava mais viver no meio de tanto verde, com passarinhos cantando e cascatas de água limpa e cristalina.
Também não via mais graça nenhuma em ficar transformando os príncipes que passavam por ali em gordos e velhos sapos.
Ela queria viver novas e horrendas aventuras.
Um dia, pegou seu caldeirão, sua vassoura, seu chapéu, seus animais de estimação: a coruja Filomena, o morcego Veludinho, a barata Cascuda e saiu voando.
Depois de muitas horas de vôo, avistou uma enorme e encantadora nuvem escura. Mergulhou de cabeça e ao sair da nuvem escura, ficou maravilhada.
Que paisagem linda, cheia de prédios e carros e fumaça e lixo!
Mas assim que Meleca pôs os pés no chão... prunct ploft!
Passou um caminhão e atropelou sua vassoura.
A bruxa ficou furiosa! Pegou sua varinha mágica para enfeitiçar o motorista do caminhão.
Aí passaram uns meninos correndo, arrancaram seu chapéu e fugiram dando risadas.
A bruxa correu atrás deles, mas tinha tanta gente que ficou perdida.
Estava tirando outro chapéu de sua bolsa quando foi cercada por um bando de crianças que estavam passeando pela rua.
Uma menina de vestido amarelo com bolinhas vermelhas e sapato vermelho com laço no cabelo gritou:
- Olha, uma bruxa de verdade! Conta uma história pra gente, dona Bruxa?
A Bruxa adorou a idéia de aterrorizar aquelas crianças e começou a contar:
- Era uma vez um castelo onde viviam dois vampiros e dois lobos.
Eles passavam o dia inteiro dormindo em seus caixões...
Um menino de cabelo cor de fogo interrompeu a história e falou:
- Ah, essa já passou na tv! É chata e sem graça.
Queremos uma que dê bastante medo!
Meleca fez uma cara e começou outra história:
- Era uma vez um esqueleto que roubava criancinhas, que ele comia assadas no forno.
Quando ele vinha chegando, seus ossos faziam tanto barulho que pareciam chocalhos...
As crianças começaram a imaginar os crick, plunct, clanc, trec que o esqueleto fazia.
E riram tanto que algumas até fizeram xixi nas calças.
A bruxa se sentiu uma palhaça e gritou:
_ Vou fazer uma grande feitiçaria!!!
E as crianças aprovaram:
- Oba!
Ela começou a jogar um monte de coisas dentro do caldeirão.
Jogou rabo de lagartixa, olho de jacaré, asa de urubu...
E, quando mexia seu preparado, ia falando as palavras mágicas: Abracadabra, mistura macabra! Transforme essas crianças em cocô de cabra!
Mas as crianças também queriam participar da mágica e foram jogando no caldeirão suas pequenas contribuições: um cocô de cachorro, de plástico, uma peruca de náilon e uma dentadura de vampiro de borracha.
E iam também recitando suas abracadices:
- Abracadua no meio da lua, transforme a bruxa numa perua!
A bruxa estava mesmo se transformando. Começou a gritar e montou em sua vassoura quebrada e voou!
E foi ficando cada vez menor até que sumiu no meio da fumaça.
Ouvi dizer que ela passou alguns meses internada num hospital para bruxas.
Quando ela se recuperou dos sustos que levou na cidade, a bruxa voltou para sua cabana na floresta e abriu uma escola para bruxas, fantasmas, vampiros, diabinhos e outros colegas parecidos.
O sucesso é enorme, pois estão todos muito interessados em aprender as novas técnicas de feitiçarias, atropelamentos e assombramentos em plena moda na cidade.
Lia Zatz
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Por que a bruxa queria ir embora de sua casa na floresta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que a bruxa achou lindo na cidade?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Qual foi a primeira coisa que aconteceu com a bruxa quando ela chegou na cidade?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Sobre o que era a história que a bruxa contou para as crianças?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) A bruxa fez um feitiço para transformar as crianças em quê? O que ela usou no feitiço?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) As crianças também queriam fazer feitiçarias. O que aconteceu?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Teve alguma diferença nas palavras mágicas usadas pela bruxa e pelas crianças? Qual é a diferença?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Se você pudesse fazer um feitiço, o que faria?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1- No nome da bruxa, existem três adjetivos. Cite-os:____________________________________________________________________________

2- Dê o grau dos adjetivos abaixo (Aumentativo ou Diminutivo).

a) pequenininha: _______ c) passarinhos: __________ e) malvadão: ____________
b) caldeirão: _________ d) importantíssimo: _________ f) medrosíssimo: ___________

3- Sublinhe os substantivos e circule os adjetivos das frases abaixo:
a) A cabana era linda, cheia de morcegos, teias de aranha, aranhas e ratos.

b) A bruxa vivia na floresta onde tinha água limpa e cristalina.

c) A bruxa furiosa contou uma história aterrorizante para as crianças.

d) Uma menina de vestido amarelo com bolinhas vermelhas e sapato vermelho.

e) Transforma príncipes em sapos gordos e feios.

4- Classifique os substantivos abaixo, conforme o exemplo:

SUBSTANTIVOS Próprio Comum Simples Composto
Hildegarda
Forno
Bruxa
Floresta
Ônibus
Meleca

5- Dê o adjetivo corresponde às locuções adjetivas abaixo:

a) Dia de chuva: _______________ e) Reunião de alunos: _________________________
b) Fio de cabelo: _______________ f) Chuva de estrelas: _________________________
c) Rabo de boi: ________________ g) Instrumento de voz: ________________________
d) Impressão de dedo: ____________ h) Boletim do ano: ____________________________

6- Retire do texto todos os substantivos próprios, comuns, simples e compostos.

PRÓPRIO COMUM SIMPLES COMPOSTO








ADORO VOCÊS!!!

Planos de Aula - 4° ano

Data: 02/05/2011- Segunda – Feira

Disciplina: Português
Conteúdo: Correção; Dia do trabalho; Dia das mães; Texto: Bolo de Chocolate de liquidificador; gênero textual.
Objetivos:

• Identificar o aprendizado dos educandos através da correção;
• Compreender a importância do trabalho de cada pessoa;
• Identificar a mãe como anjo que Deus nos enviou para nos gerar e amar;
• Ler o texto e classificar seu gênero textual.

Metodologias:

• Promovendo na lousa a correção do exercício da aula passada;
• Observando e compreendendo através do texto proposto para estudo a importância do trabalho de cada pessoa na sociedade;
• Trabalhando com os educandos através da leitura a importância de cada mãe na vida de cada criança;
• Promovendo a leitura do texto proposto para estudo e através da leitura compreender o gênero textual;
• Desenvolvendo com os mesmos o estudo do texto proposto através da atividade.

Atividade de sala livro páginas: 62, 63 e 64. Atividade de casa caderno.

Disciplina: Ciências
Conteúdo: Apresentação; Correção; A poluição do solo.

Objetivos:

• Observar a participação dos educandos na apresentação dos mesmos;
• Identificar o aprendizado dos educandos através da correção na lousa;
• Identificar com os educandos os tipos de poluentes do solo.

Metodologias:

• Pedindo que os mesmos apresentem o trabalho proposto na aula passada;

• Corrigindo na lousa o exercício estudado na aula passada e compreender o aprendizado dos educandos através da correção na lousa;
• Desenvolvendo com os mesmos a leitura do texto proposto, logo após levando os mesmos para dar uma volta na escola e observar quais tipos de solo que temos na mesma e quais os poluentes do solo.

Atividade de sala págs – 26, 27 e 28.

Textos de Apoio


1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho
Como surgiu o Dia das Mães
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.

Data: 03/05/2011 – Terça – Feira

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Correção; Divisão.

Objetivos:

• Corrigir e identificar o aprendizado dos educandos;
• Identificar a divisão nos problemas matemáticos.

Metodologias:

• Desenvolvendo através da correção na lousa a compreensão do conteúdo estudado e logo após tirando as dúvidas dos educandos;
• Compreendendo com os educandos a divisão através de exemplo na lousa e com o domino da divisão;
• Realizando através do exercício proposto a fixação do conteúdo estudado.

Atividade de sala livro – pág. 43 e 44. Atividade para casa pág. 45


Disciplina: História
Conteúdo: Correção; receber o trabalho de pesquisa; A escravidão indígena.

Objetivos:

• Identificar o aprendizado dos educandos através da correção;
• Compreender o sofrimento dos índios por meio de sua revolta contra os portugueses.

Metodologias:

• Promovendo na lousa a correção da atividade estudada na aula passada;
• Desenvolvendo com mesmos a leitura do texto proposto e compreendendo a revolta dos índios como forma de se livra da escravidão.

Atividade de sala pág. 35, 36, 37 e 38. Atividade de casa pág. 39, 40, 41 e 42.

Data: 04/05/2011 Quarta – Feira

Disciplina: Português
Conteúdo: Correção; Gramática: Tipos de Frases.

Objetivos:

• Corrigir e identificar o aprendizado dos educandos
• Compreender através de leitura os tipos de frases de acordo com sua pontuação.

Metodologias:

• Realizando na lousa a correção do exercício da aula passada e ao mesmo tempo revisando o conteúdo estudado;
• Promovendo com os educandos a interpretação do proposto para estudo através da leitura e conseqüentemente a classificação de cada frase.

Atividade de Sala pág. 64, 65, 66. Atividade de Casa pág. 67 e 68.

Disciplina: Geografia
Conteúdo: Correção; O clima.

Objetivos:

• Identificar o aprendizado dos educandos através da correção;
• Identificar o fatores que contribuem para o aquecimento global.

Metodologias:

• Corrigindo na lousa a atividade da aula passada e revisando o conteúdo ao mesmo tempo;
• Compreendendo com os educandos através da leitura os principais agente contribui dores para o aquecimento global conseqüentemente a mudança de clima.

Atividade de sala pág. 37, 38 e 39. Atividade para casa pág. 40 e 41.





Data: 05/05/2011 Quinta – Feira

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Correção; Revisão.

Objetivos:

• Corrigir e identificar o aprendizado dos educandos;
• Desenvolver com os educandos a revisão dos conteúdos estudados.

Metodologias:

• Desenvolvendo através da correção na lousa a compreensão do conteúdo estudado e logo após tirando as dúvidas dos educandos;
• Realizando com os mesmos a revisão do conteúdo estudado através da revisão dos conteúdos.

Atividade de sala caderno. Atividade para casa caderno.


2° horário Aula de Inglês


Data: 06/05/2011 Sexta – feira

Disciplina: Português
Conteúdo: Produção de texto (História em Quadrinho)

Objetivos:

• Compreender com os educandos a importância de combater o mosquito da dengue;
• Conscientizar os educandos através da produção textual através da história em quadrinhos.

Metodologias:

• Entregando aos mesmos as imagens, para que os educandos desenvolvam nos balões a produção da história em quadrinhos.

Atividade de Sala livrinho para produção.

Disciplina: Religião
Conteúdo: Os trabalhadores da Vinha

Objetivos:

• Identificar com os educandos a importância de sabermos que aos olhos de Deus somos todos iguais;
• Compreender que os últimos que buscam a Deus serão os primeiros.

Metodologias:

• Desenvolvendo através da leitura os ensinamentos de Deus para que possamos ter uma vida plena e eterna no reino dos Céus;
• Promovendo com os educandos a importância de sermos iguais uns para os outros e não querer ser mais do que ninguém.

Folha digitada.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Tabuada de Multiplicar

Objetivos:

• Promover em sala o estudo da tabuada de multiplicar;
• Realizar através da dinâmica do dado a compreensão do conteúdo estudado.

Conteúdo:

• Promovendo através do estudo da tabuada a compreensão e fixação das operações trabalhadas;
• Avaliando os educandos através da dinâmica do dado, onde o educando jogara dois dados o primeiro o multiplicador e o segundo o multiplicando, o mesmo dirá o resultado logo após.

Disciplina: Artes
Conteúdo: Confecção do Diploma da mamãe

Objetivos:

• Desenvolver com os educandos a importância do amor materno na criação dos filhos;
• Observar o empenho dos educandos e classificar a mãe como ser que cuida e zela pelo amor.

Metodologias:

• Confeccionando com os educandos o diploma da mamãe, utilizando a folga xerocada, enfeites e lápis de cor para colorir e deixar bem bonito.

Obs.: Esses planos são de acordo com o livro Construindo cidadãos da editora construir.

sábado, 4 de junho de 2011

Senador inácio Arruda requer campus da UFC para Russas


A população de Russas pediu e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) atendeu. O PL 223/2011, de sua autoria, autoriza o poder executivo a implantar o campus no Vale do Jaguaribe. Há duas semanas, um movimento organizado pela sociedade civil reuniu centenas de pessoas no município, a 165 quilometros de Fortaleza, para solicitar a construção de um campus da Universidade Federal do Ceará naquela cidade.

“Para universalizar a educação também é necessário interiorizá-la. Russas é a maior cidade do Vale do Jaguaribe, detém uma rede de serviços que facilita a implantação de uma universidade e ainda possui uma localização privilegiada facilitando o deslocamento de milhares de estudantes de toda a região. Além disso, o município se compromete em arcar com parte da infraestrutura, doando um terreno de 52 hectares”, ressaltou Inácio Arruda.

Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete do senador Inácio Arruda