Páginas

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”.
Mahatma Gandhi

sábado, 11 de junho de 2011

Professor, redentor do Brasil?




Há algum tempo que eu venho pensando como está a educação do nosso país, tenho me preocupado muito pois as reprovações são grandiosas. Mas o que nós estamos fazendo em sala de aula? Será que todo esforço já não vale mais nada? Muitos já falaram que a culpa é do professor, mas eu como um educador possa afirmar que a culpa não é de todos que ensinam, a culpa é do sistema que já está falido e ninguém vê, a culpa é daqueles educadores que já se cansaram de tentar e não vê apoio para continuar sua jornada que muitas vezes são três horários para garantir um melhor salário. Algumas pessoas já me falaram que a culpa é da família, mas outros dizem que não. E ai de quem é a culpa mesmo? Ninguém quer afirmar? Vai continuar essa bola de neve que só cresce e com ela os problemas do aprendizado também?
Um dia desses uma educadora disse pra mim que a escola pública já tinha dado no que era pra ser dado, e ai eu fiquei confuso, pensei logo, e como vai ficar o nosso país, as profissões? O caos conseqüente mente iria aparecer envolta da falta de emprego, pessoas morreriam por falta de assistência medica. Mas ainda te pergunto de quem é a culpa? Alguém vai ter que aparecer.
Estou na educação há nove anos, comecei na minha casa com reforço e com tempo as substituições e logo após a minha primeira sala de aula, mas desde esses meu nove anos na educação que eu venho observando a cada ano o distanciamento da família, não estou dizendo que ela seja o principal problema, mas que ela é uma das principais peças para que a escola possa alcançar seus objetivos, um exemplo eu deixo aqui, trabalho em uma escola particular e uma escola pública, da mesma forma que eu trabalho em uma eu trabalho na outra, talvez trabalhe melhor na rede pública, mas mesmo assim só conseguimos ver os resultados rapidamente na escola particular. Mas agora me diga o que em de diferente? Sim, a família, que está presente na rede particular de ensino, pois os mesmos diretamente tiram dinheiro dos seus bolsos, já na rede pública onde o aluno recebe livro, alimentação, um espaço harmonioso e que indiretamente é pago com o dinheiro dos impostos daquela família eles não fazem questão de cobrar.
Como disse meu amigo Rouchester em um dos seus textos lidos no encerramento do Projeto Robótica Livre, de ponta só aponta do Giz!
prof. Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário